A Soberania de Deus
Deuteronômio 10.17
Um tema especial em se falando de um Deus tão Grande, Poderoso e Tremendo.
Ele que domina sobre todas as coisas, é Senhor sobre tudo e todos. Em Isaias 40 10-12 está escrito:
10 - O Soberano, o Senhor, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha.
Isaías 40.12 - Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?
No livro de provérbios capítulo 8 vemos o discorrer da sabedoria proferida pelo sábio salomão. sabedoria essa que é inerente ao nosso Deus. O seu tão inestimável poder capaz de colocar limites até nas águas do grande mar.
No verso 29 diz o seguinte:
"quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra"
Jeremias 5. 22 diz: "Porventura não me temereis a mim? diz o Senhor; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão"
A esse Deus toda reverência por seu poder, grandeza e especialmente por sua bondade.
Isaias 48. 13 "A minha mão fundou a terra e a minha destras estendeu os céus. Quando os convoco todos imediatamente se põe de pé".
O salmista fala sobre ele no salmos 104.2-3
"Vestido de luz resplandecente, Ele estende os céus como uma tenda. Põe sobre as águas dos céus as vigas dos seus aposentos, faz das nuvens sua carruagem e cavalga nas asas do vento".
Em Isaias 46.9-10 O nosso Deus declara: Lembrai vos das coisas passadas. das muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. 10 - Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.
Apesar de toda sua soberania ele se importa com você.
"Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra". (Nos fez exclusivos seus)
O seu cuidado por nós é bem manifesto na sua palavra
11 - Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias.
Isaias 41.10-13 diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
No Salmos 34.10 diz - "os filhos dos leões necessitam e sofrem fome mas aqueles que buscam ao Senhor de nada tem falta".
Salmos 107.10 - "Pois fartou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta".
1 Pedro 5.7 "Lançando sobre ele toda vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós.
Ele trabalha por nós incansavelmente
No Livro do profeta Isaias cap. 64.4 está escrito assim: " Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.
Diante da fidelidade dessa Palavra e apesar de sua grandeza e soberania vemos o seu cuidado com seus filhos. Como não amar um pai tão maravilhoso e tão amoroso como o Nosso Deus. O seu cuidado é sem limites e a suas mãos estão sempre dispostas a nos amparar e nos proteger de todos os perigos que aparecem em nosso caminho. A pesar de nós sermos fracos e cheios de defeitos ele se importa conosco nos mínimos detalhes.
Como um pai amoroso ele nos segura pela mão e se preciso for nos leva no colo quando não temos forças suficientes para caminhar.