Amai-vos Uns aos Outros Assim Como Eu vos amei - Leitura de João 13.34
João 13.34 "Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros".
São palavras do Senhor Jesus. O grande mandamento do amor que Cristo nos ensina a seguir.
Ele é o maior exemplo de amor a quem devemos imitar. Ele é o próprio amor que encarnou em corpo humano e nos amou de uma forma tão grande que não dá para explicar a dimensão desse tão grande amor.
Ele nos deu esse grande mandamento que sabemos que em nossa condição humana de fraqueza não é uma tarefa fácil. Porém, se o Senhor nos mandou assim o fazer, logo é possível através do seu amor arraigado em nossos corações.
Sem essa condição de forma nenhuma conseguiríamos cumprir com esse mandamento.
Aí vem a questão: De que forma isso é possível. Como podemos demonstrar o amor de Deus através das nossas vidas?
Quando procuramos ajudar o nosso semelhante a prosseguir na caminhada, encorajando O a não desistir diante das adversidades da vida. Quando estendemos a mão a uma criança carente de ajuda. Quando ajudamos uma pessoa necessitada.
Uma certa vez Jesus Cristo contou uma história de um samaritano respondendo a indagação de um dos mestres da lei que fizera ao Senhor.
Lucas Cap. 10 vers 25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Nota: ("Pelo texto logo percebemos que aquele homem estava tentando testar o Senhor") A sua preocupação não era em obedecer. Estava em evidência a arrogância de um homem que não queria nada com Deus, Nem tão pouco preocupado com a vida eterna nem com seu semelhante.
O que aquele mestre da lei deveria agir para ter a vida eterna. Ao que o Senhor lhe respondeu contando uma história de um homem viajante, que ia descendo de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de salteadores que o machucaram muito e o deixaram quase sem vida.
Diante daquela cena, onde aquele homem precisava muito de ajuda, o Senhor diz que passou um sacerdote, que logo vendo aquele necessitado passou por longe, e da mesma forma passou um levita e teve a mesma atitude.
E logo em seguida passou um samaritano, que vendo aquele homem machucado compadeceu-se dele e se aproximando cuidou das feridas e o levou a uma estalagem, e mandou cuidar dele e que o dono da estalagem não se preocupasse com as despesas pois estaria disposto a pagar o que fosse preciso.
Então o Senhor perguntou ao mestre da lei quem teria sido o próximo daquele homem. A resposta foi óbvia. O samaritano. ( Texto completo está em Lucas 10.25-37 ) O Senhor Jesus sempre contava história a fim de fazer as pessoas entenderem seus ensinamentos.
Ele é o nosso exemplo a ser seguido em tudo e não poderia ficar de fora seu exemplo de amor e de bondade. Ele é a imagem do supremo amor de Deus.
E precisamos seguir seu exemplo ao ajudar as pessoas necessitadas que estão a nossa volta. Exercendo assim o mandado do Senhor. Em Mateus 22.37-39 está escrito:.
Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” — Mateus 22:37–39
Este é o grande mandamento do Senhor Jesus. Quando observamos o seu exemplo de amor pensamos muitas vezes na nossa pequenez, e o quanto muitas das vezes somos egoístas e pensamos só em nós mesmos.
Em nosso bem estar, e fazemos vista grossa ao que se passa na casa e na vida de pessoas muitas das vezes tão perto de nós, e ignoramos sua dor, pois muitas das vezes poderíamos ajudar, e passamos por longe, como fizeram o sacerdote e o levita com o moço machucado da história que o Senhor Jesus contou.
Quem dera o mundo tivesse muitos "samaritanos" como aquele que na mesma história socorreu o moço. O mundo seria bem diferente do que vemos hoje.
A falta de amor entre as pessoas que não tem Deus é tão degradante que por tão pouco um ser humano tira a vida de outro.
Casos que vemos bem perto em nossos ao redores que trazem indagações aos nossos corações: o que leva um ser humano a tirar a vida do seu semelhante por nada.
Os noticiários que vemos na TV é que as pessoas tiram a vida dos seus semelhantes por nada.
A verdade é que sabemos que o motivo real de tudo isso é a falta de amor ao próximo degradante no coração das pessoas sem Deus que dá margem pra todo tipo de atrocidades.
Precisamos pedir socorro ao Senhor para uma sociedade onde o amor está tão escasso.
Em Mateus Cap. 24.12 está escrito: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará".
A verdade é que Cristo está às portas de vir buscar seus escolhidos.
Nos vers 13 e 14 do mesmo capítulo diz assim:
Mateus Cap. 24.13-14
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.
Jesus está voltando. Precisamos ficar atentos a esse dia.
A Bíblia Sagrada diz em 1 Coríntios Cap. 15.52
"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados".
Amar a Deus é o mais importante passo na vida de um um Cristão.
Quando amamos a Deus verdadeiramente nos compadecemos do nosso semelhante, e assim cumprimos o mandado do Mestre.
De amar uns aos outros como Cristo nos amou, e assim aguardamos o momento do Senhor raiar nuvens para vir buscar os seus escolhidos para assim estar com ele por toda eternidade.
Esse é principal sentido e finalidade de amar a Deus e ao próximo. Não somos daqui. Estamos de passagem e em breve estaremos no nosso LAR PATERNAL. "O Céu de Luz".
Aprendamos a amar seguindo o exemplo do Deus autor do amor. Ele "não tem" AMOR, ele "É" o Próprio AMOR.
Sigamos seu exemplo.