Artigo Sobre Luta Espiritual
Texto Baseado em Efésios 6.12
Bíblia Almeida Corrigida Fiel
12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Temos um arqui-inimigo em potencial. O inimigo de Deus é também o maior dos nossos inimigos, que luta de diversas formas a fim de nos destruir, tirando nosso foco da glória de Deus.
Está escrito em 1 Pedro 5.8: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar".
Sagaz e enganador
Gênesis 3.1 vemos: "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?"
Será meu pai, minha mãe, meu marido, minha esposa, meu filho ou filha. A resposta é "Não".
Um "ser" verdadeiramente inimigo e perigoso
Tão real quanto nossa existência, tal é O inimigo de Deus. Na área de nosso dia a dia, envolto por sombras da maldade, disfarçado em meio a confusão e pavor, o diabo trabalha para destruir e roubar nossa paz.
Utilizando-se das nossas próprias fraquezas humanas ante a nossa displicência e aliada a nossa desobediência caímos em apuros.
O pecado
O pecado é transgressor, e tem o poder de arrebatar a nossa paz e nos tirar da presença de Deus. Em Rm 6 23 diz "Porque o salário do pecado é a morte", Rm 3.23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus";
Ele é semelhante a "lepra" que sai devastando todo corpo que a possui.
Assim é o pecado que devasta a alma humana longe da presença e refugio do Eterno Deus de toda misericórdia, e a leva ao inferna submetendo-a a separação eterna da bondade de um Deus tão amoroso e cuidadoso.
Em Marcos 9.46 diz: "Onde o bicho não morre, e o fogo nunca se apaga".
Diante de um perigo tão ameaçador, há uma necessidade gritante nas nossas alma pela proteção de Deus que sempre está disposto a nos guardar debaixo da sua sombra protetora.
A Bíblia diz no salmo 91 "Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará"...
"É ele que nos livra e nos guarda dos laços do passarinheiro e peste perniciosa"...
"Ele nos cobre com sua sombra, e debaixo de suas asas estaremos seguros" Aleluia!
Ele nos protege em todo tempo e é ele que de volta nos deu a esperança do Céu, nossa morada e segurança eterna
A luta valerá a pena. Jesus tem um Presente Especial
Em 1cor 2.9 diz: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam".
No livro de Apocalipse cap 21 João descreve a visão sobre A Cidade Santa quando estava preso na ilha de Patmus. "Ela é" o lindo presente que Jesus preparou para os seus filhos. Lutar por entrar lá deve ser a meta de todo cristão. Veja o que João diz:
1E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Aleluia!
É Por esse motivo as batalhas que o cristão enfrenta. Pois o mal não quer que nós cheguemos lá.
Hebreus 12.1-4 diz: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
O Perdão
Debaixo do sangue de Cristo estamos livres da condenação do pecado.
Em Rm 8.1-2 está escrito: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte".
Ele destruiu a maldição do pecado entregando-se por nós num madeiro de dor e sofrimento.
Entregou-se a si mesmo rendendo sua vida, pagando o preço que era pra mim e pra você, a fim de nos trazer de volta para Deus.
Tito 2.14 diz: O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Aleluia.
Caro leitor. Ele nos trouxe de volta para Deus. Isso é fato.