Mãe. Exemplo de amor e dedicação

 

Mãe. Exemplo de amor e dedicação




Ser mãe é sem dúvidas uma das maiores alegrias que acontece na vida de uma mulher. 

Não pode haver felicidade maior do que vê seu bebê pela primeira vez, pega-lo no colo e saber que aquele "serzinho" tão indefeso saiu do seu ventre.  

A emoção é indescritível e dá lugar para as lágrimas fluírem de seus olhos. Lágrimas essas que escoam da alma mergulhada em um sentimento de carinho e ternura sem par.

Ser mãe é símbolo de entrega sem reservas. É amar sem exigir nada em troca. É lançar-se num sentimento de amor com requinte de cuidado e proteção.



O sentimento que há no coração de uma mãe pelo seu filho é algo que não dá para explicar, é intenso e constante que não hesita no momento da necessidade de protegê-lo, fazendo-a auto se abandonar se preciso colocando-se em situação de risco, a fim de proteger seu filho amado. 

Paira em seu coração um  cuidado e uma responsabilidade  pelo seu filho desde o momento do seu nascimento que não dá para exprimir. 

O amor de mãe é guardião. O seu coração é nutridor e acalentador que sempre está pensando no bem estar dos seus filhos amados,  exercendo uma influência inigualável sobre suas vidas.

Mães na Bíblia.

Ana, a mãe que antes da maternidade derramou sua alma perante o Senhor no templo. 

Mas qual a sua petição ali? O seu desejo mais profundo no íntimo da sua alma? Ana era uma mulher estéreo. Sua madre era fechada. 

Deus havia serrado sua madre. Mas em seu coração havia um desejo ardente pela maternidade. 

A sua dor era muito intensa por não conseguir conceber. E diante dessa impossibilidade Ana decidiu que a dor dela tinha solução. 

Tão somente ela começou a derramar sua alma nos pés do Senhor suplicando em lágrimas que Deus lhe desse um filho. 

A súplica de Ana por um filho, a promessa de entrega e a resposta do Senhor. "Samuel", o fruto do pranto de Ana nos pés do Altar.

 1 Samuel 1.9-20 - Bíblia corrigida Fiel





9 - Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.

10 - Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.

11 - E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

12 - E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.

13 - Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.

14 - E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.

15 - Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.

16 - Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

17 - Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

18 - E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.

19 - E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Eucana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.

20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

"Nota" Depois que Samuel Cresceu Ana Cumpriu a promessa de o entregar ao Senhor para servi-lo na sua casa por toda vida. E a Bíblia diz que o Senhor era com ele. E segundo o texto bíblico Ana teve outros três filhos e duas filhas e continuava levando todo ano túnica pequena para Samuel na casa de Deus. 1 samuel 2.21; 2.19

Maria, a mãe do Messias (Jesus Cristo) 

Ela recebeu a mensagem do nascimento do seu primogênito por meio de um Anjo (Gabriel) Ela seria a mãe do filho de Deus.  A mulher agraciada por Deus para ser nada menos que a mãe de Jesus Cristo. 

O Messias, cumprindo-se assim a profecia de Isaias 7 14 "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel". 

E esta mulher de uma simplicidade singular cuidou do seu amado filho desde seu nascimento, um privilégio para aquela mulher ter o melhor filho que uma mãe pode ter. Jesus, o nosso amado Salvador e filho unigênito de Deus.





Joquebede

A época que Moisés nasceu estava sendo um tempo conturbado na terra do Egito. 

A nação de Israel estava crescendo e se tornando forte, e com isso o rei sentiu se ameaçado de certa forma, e com medo da nação se fortalecer ainda mais, emitiu um decreto que era para que todas as crianças do sexo masculino dos filhos de Israel ao nascer fossem mortos. 

Jeremias 31.15 "Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.

Por pura covardia Faraó manda matar todos os bebezinhos de Israel que nascessem do sexo masculino, a fim de barrar o crescimento da nação, pois tinha medo que se a nação se estendesse muito, e na época das guerras, o povo que estaria em contagem numerosa se voltassem contra ele.

 Êxodo 1.E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;

Exodo 1.9-10 "O qual disse ao seu povo: 9 - Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.

10 - Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra".

 Éxodo 1.11 "E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés".

O plano não deu certo pois, quanto mais o povo era afligido mais a nação crescia e se fortalecia. 

Depois de muitos obstáculos que fora imposto para que o povo padecesse, e sem êxito, o rei manda que as parteiras matem todos os bebês macho que nascessem. 

Nessa época de grande turbulência para aquelas mães que perdiam seus bebezinhos logo ao nascer, é aí, nessa época que nasce o bebê que viria a ser o libertador de Israel. 

O homem a quem Deus escolhera desde o ventre para ser quem iria conduzir Israel a terra da promessa. 

O pequeno menino Moisés que nascera nesse período. Porém, Deus tinha planos especiais na vida daquela criança.

 Ele orientou a sua sábia mãe Joquebede para que construísse um cestinho, betumasse-o e colocasse a criança que estava já há três meses sendo escondida do carrasco Faraó com sua lei diabólica.  

E ela assim o fez. e colocou a criancinha dentro do cestinho e o pôs no Rio Nilo e o deixou nas mãos do Senhor que pode todas as coisas. 

Naquele momento a pequena Miriam acompanhou o cestinho rio abaixo e percebeu que a filha de Faraó o tinha tirado do Rio e se agradado da criancinha, aí entra o livramento de Deus na vida do pequeno escolhido Moisés. 

As estratégias dessa grande mulher para livrar o seu filhinho das garras da morte. Foi por puro amor que ela enfrentou o perigo, e criou coragem de defender seu filho até onde pôde, e o entregou nas mãos de Deus. 

Essa sim, foi a estratégia mais sábia que destaca aquela mulher tão importante no plano de Deus para o livramento do seu povo da escravidão do Faraó. 

Sara

Um exemplo de mulher, esposa, Porém, assim como Ana, Sara também era estéreo, seu marido Abraão não a engravidou pois Deus a havia serrado a sua madre. 

Porém, havia uma promessa por muito tempo aguardada. Promessa essa que não podia ser invalidada e era por meio de Sara que esta promessa viria a se cumprir. 

Mas, os anos passaram, e aí? como fazer para esperar tanto tempo. 

Sara chegou a velhice, cessou seu ciclo, seu organismo já não tinha tanto vigor e nada ainda da promessa se cumprir. 

Mas a promessa existia em latência ali. O todo poderoso é o autor desta promessa. Entra outra mãe na história: "Hagar", Serva de Sara , ainda com seus ciclos em plena função. Vem a idéia na cabeça de Sara de "ajudar Deus". 

Sara dá um empurrãozinho para que a promessa se cumpra na vida de Abraão. 

Utilizando-se de sua serva Hagar para que o plano aconteça, Sara entrega sua serva para se deitar com seu marido para que ela possa lhe dá um filho. 

Porém, o plano de Deus era Sara ser a  mãe de muitas nações junto com seu marido Abraão, não Hagar. 

Passam se os anos. A resposta: Sara e Abraão são visitados pela comitiva celestial para entregar a promessa. 

Sara rir. Abraão crê. Pouco tempo depois Sara fica grávida. Mesmo com o organismo amortecido pelos anos. 

Abraão e Sara se deparam com a concepção. Chega o tempo do seu filho nascer. 

Um lindo menino. (Isaac) o filho de quem Abraão tanto esperou e de repente faz de Sara uma mãe. 

Uma mãe que mesmo na velhice ama seu filho com toda dedicação e amor que poderia ter por seu filho amado. 

Uma mulher feliz por ter seu filho nos braços, seu filho que a completaria como uma mulher realizada. A mãe dedicada e amada de seu filho Isaac. 





Eu poderia citar outras mães na Bíblia. Mães como Rebeca, Raquel que também tiveram a alegria de receber a bênção da concepção das mãos do Senhor milagrosamente pois também eram mulheres estéreis. 

Mães dedicadas e muito cuidadosas com seus filhos que os amava e os protegia de todas as formas. Sabemos que uma mãe vale mais que todo ouro do mundo. 

E hoje especialmente a todas as mães, quero parabenizar pela bravura e força que em seus corações acalentam um amor sem reservas por seus filhos. 

Um amor incondicional que é mais parecido com o amor que o nosso Deus tem por nós. Um amor que não quer nada em troca. 

Que sempre quer o bem do seu filho, em qualquer situação e momento. 

A essa grande mulher, mãe, esposa, companheira, amiga e mulher de Deus. Que as bênçãos do eterno Deus te abençoe juntamente com seus amados filhos. 

A todas as mamães do Brasil e de todo mundo desejamos muito amor e dedicação dos seus filhos porque vocês merecem.

O nosso carinho a todas as mães.

Deus vos abençoe sempre e sempre!

Em Cristo: Marta Rodrigues


Postar um comentário

Bem vindo. Sinta-se a vontade.

Postagem Anterior Próxima Postagem