Comunhão Entre os Irmãos. O Cordeiro de Deus Imolado Sendo Celebrado.
A Santa ceia do Senhor
A Santa ceia é um ritual da igreja de Cristo como parte da comunhão entre os irmãos, O corpo e o sangue de Cristo simbolizado pelo pão e pelo vinho oferecido a igreja uma vez em cada mês do ano.
A santa Ceia do Senhor foi diretamente instituída pelo Senhor Jesus depois da refeição da Páscoa estando Cristo ainda com seus discípulos ele tomou o pão o abençoou, o partiu e disse: tomai e comei dele todos, esse é o meu corpo que é partido por vós, fazei isto em memória de mim.
Então o deu aos seus discípulos e comeram juntos num ato simbolizando a sua morte. Então, em seguida tomou cálice e abençoou e serviu dizendo: este é o novo testamento no meu sangue fazei isto todas as vezes que beberdes em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e berberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.
Participem. o Sangue de Cristo é o sangue da nova aliança que foi derramado para remissão dos pecados da humanidade.
Em Mateus 26.26-28 está escrito: "Enquanto comiam Jesus tomou o pão e abençoando o partiu e o deu aos seus discípulos, e disse tomai, comei, isto é o meu corpo. 27 e tomando o cálice e dando graças, deu-lhos dizendo: bebei dele todos. 28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento que é derramado por muitos, para remissão dos pecados".
E a igreja do Senhor vem comemorando todos os meses este ato maravilhoso iniciado e ensinado pelo Senhor Jesus na noite em que ele foi traído e entregue aos pecadores para o crucificar.
Jesus, O Cordeiro do sacrifício perfeito
No evangelho de João 1.29B João se expressa da seguinte forma: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Jesus Cristo é o cordeiro pascoal “o Cordeiro de Deus, que foi imolado a fim de aniquilar o agrilhão do pecado que afastou a humanidade de Deus e a mesma estava caminhando a passos largos rumo a destruição.
Como é maravilhoso saber disso. que o Senhor aniquilou o poder das trevas que estava posta diante de nós para a condenação eterna e o juízo final. Mas Cristo, a nossa Páscoa se sacrificou por nós para que pudéssemos ter vida nele. Aleluia!
O que a santa ceia significa para a igreja do Senhor.
Um ato simbólico que a igreja viva que aguarda o Senhor Jesus a qualquer momento vir "a" buscar para estar com ele por toda a eternidade, e esta igreja celebra esse ato lembrando do sacrifício do Nosso Senhor quando seu corpo foi moído, rasgado e arrastado pelas ruas de Jerusalém com o peso de do madeiro gigante sobre os seus ombros, posto nesse madeiro entre o céu a terra, levando o peso do pecado de toda a humanidade sobre SI.
A esse sacrifício real nós celebramos esse dia tão especial em que nos reunimos, um dia em cada mês para participar deste ato solene em memória de sua morte de Cruz, e ainda mais comemoramos, pois ele morreu, mas a morte não teve poder sobre ele, Pois ele ressuscitou. Esse é o motivo maior da nossa celebração. O nosso Cristo ressurreto dentre os mortos. Glória Deus!
O pão que comemos na Santa ceia representa o corpo do Senhor moído e rasgado por nós, e o vinho é uma simbologia do seu sangue inocente que foi derramado gota por gota nas ruas de Jerusalém sendo arrastado e chicoteado por nossa causa, Assim ele estabelecia uma nova aliança da humanidade que estava perdida e foi ligada novamente a Deus após o seu sacrifício vicário lá na cruz do calvário.
Aleluia! Adorado é o nome do Nosso Senhor, por seu grande amor por nós, a ponto de se entregar de tal maneira rendendo se em grande dor e agonia. Amigo leitor. Gostaria que você meditasse no quanto o Senhor nos amou.
Não dá pra explicar a dimensão desse tão grande amor a ponto de uma entrega tão dolorosa. A Bíblia nos diz lá em João 3.16 "Por que Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna".
Eis o motivo da nossa celebração. A esse tão grande amor, um amor de renúncia, de entrega sem reservas. Isso é amor verdadeiro. Ele é o próprio amor de Deus encarnado numa virgem lá de Belém da Judeia.
A profecia do profeta Miqueias que diz: MQ 5.2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
No vers 5a "E este será a nossa paz". A paz que excede todo entendimento. A paz da qual em tempos de guerra é o nosso refúgio secreto, que nos ampara e nos faz sentir sua calmaria em nosso ser interior. A ele celebramos a vida com abundância. Elé é o nosso cordeiro pascoal.
Que a graça e o amor de Deus em Cristo e a maravilhosa consolação do Espírito Santo repouse sobre cada um de nós.
Deus abençoe a todos!
Em Cristo: Marta Rodrigues.